Vaticano inaugura presépio e árvore de Natal na Praça de São Pedro

A tradicional árvore de Natal da Praça de São Pedro, um pinheiro vermelho e um presépio gigante de cerâmica, foram inaugurados e iluminados esta sexta-feira como uma mensagem de “esperança” numa altura em que a pandemia de Covid-19 volta a ganhar terreno, disse o papa Francisco.

“Hoje mais do que nunca” a árvore e o presépio “são um sinal de esperança”, declarou o pontífice, ao receber no Vaticano as delegações que ofereceram as decorações natalícias.

O papa elogiou “o majestoso pinheiro vermelho”, originário das florestas de Kočevje, na Eslovénia, assim como o “monumental presépio de cerâmica” feito por artesãos italianos: “Também neste Natal, por entre o sofrimento da pandemia, Jesus, pequeno e indefeso, é o ‘sinal’ que Deus dá ao mundo”, afirmou.

Estes símbolos “ajudam a criar um clima natalino favorável para viver com fé o mistério do nascimento do redentor”, acrescentou.

O pontífice, que teve que adiantar a missa de Natal de 24 de Dezembro em duas horas por causa do toque de recolher em vigor na Itália devido ao coronavírus, lembrou que este feriado “nos lembra que Jesus é a nossa paz, a nossa alegria, a nossa força, o nosso consolo”.

Ainda que para isso “precisamos de nos sentir pequenos, pobres e humildes como os personagens do presépio”, disse o Pontífice.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.