Reino Unido. Vacina provou reacção anafilática grave em duas pessoas

Duas pessoas que foram imunizadas na terça-feira em Inglaterra com a vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech sofreram uma reação alérgica, pelo que os reguladores britânicos aconselharam quem tenha um historial de alergias graves a não receberem o imunizante.

O Serviço Nacional de Saúde (NHS) em Inglaterra confirmou esta quarta que dois trabalhadores de saúde sofreram uma reacção após terem recebido a primeira de duas doses da vacina na terça, o primeiro dia do programa britânico de vacinação contra a Covid-19.

A Agência Reguladora de Produtos Médicos e de Saúde (MHRA, siglas em inglês) emitiu o aviso a todos aqueles que no passado sofreram reacções alérgicas graves a medicamentos, alguns alimentos ou outras vacinas.

O NHS em Inglaterra sublinhou que todos os hospitais ingleses que participam neste programa já foram informados.

Os reguladores pedem que os centros onde as vacinas estão a ser administradas disponham de instalações adequadas para cuidar das pessoas afectadas em caso de reacção.

Os dois trabalhadores têm um historial clínico de alergias graves, transportando consigo auto-injectores de adrenalina, de acordo com os meios de comunicação britânicos.

Pouco depois de terem sido vacinadas, as duas enfermeiras sofreram uma “reacção anafilática”, mas recuperaram assim que receberam o tratamento adequado, de acordo com as autoridades sanitárias.

Tais reacções são repentinas e generalizadas, geralmente começando com uma sensação de formigueiro e tonturas.

As imunizações começaram ontem em 50 grandes hospitais no Reino Unido, no que o governo chamou de “V Day” (dia da V, ou da vacinação”).

As primeiras doses destinam-se a pessoas com mais de 80 anos e trabalhadores do sector da saúde e lares de idosos, mas os próprios utentes destes centros terão que esperar pela logística que lhes permita viajar para o local de vacinação nos próximos dias.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.