Reino Unido. Mulher de 90 anos é a primeira a ser vacinada

Uma mulher de 90 anos tornou-se na terça-feira a primeira pessoa no Reino Unido e no mundo a receber a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela empresa farmacêutica americana Pfizer e pela parceira alemã BioNTech.

Margaret Keenan, de 90 anos, foi filmada e fotografada enquanto era vacinada no Coventry University Hospital, no centro de Inglaterra.

Os reguladores britânicos deram sinal verde na semana passada para que a vacina, que começou ontem a ser fornecida aos grupos mais vulneráveis do Reino Unido.

Margaret – que é chamada de “Maggie” por amigos e familiares – recebeu a primeira das duas doses da vacina da enfermeira filipina May Parsons no meio de uma ampla atenção da imprensa a cobrir o início do que o Governo descreveu como o “V-Day”, de Dia da Vacinação.

A idosa, que fará 91 anos na próxima semana, natural da cidade de Enniskillen, na Irlanda do Norte, é uma antiga funcionária de uma joalharia, com dois filhos e quatro netos: “Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19. É o melhor presente de aniversário, desde o início, e porque significa que finalmente poderei passar um tempo com a minha família e amigos no Ano Novo depois de ter ficado praticamente sozinha durante todo o ano”, disse Keenan à imprensa local.

A mulher agradeceu ao Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) pela forma como cuidaram dela e aconselhou as pessoas a se vacinarem.

“Se eu posso receber a vacina aos 90 anos, vocês também a podem receber”, disse.

O director do NHS, Simon Stevens, agradeceu a todas as pessoas que participaram na implantação e execução do novo programa de vacinação: “Menos de um ano após o primeiro caso desta nova doença ter sido diagnosticado, o NHS está agora a fornecer a primeira vacina contra a Covid-19 clinicamente aprovada”, acrescentou.

Margaret Keenan, que vive em Coventry há mais de 60 anos, vai receber a segunda dose dentro de 21 dias.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.