Japão analisa material recolhida por sonda no asteroide Ryugu

Os responsáveis pela agência espacial japonesa (Jaxa) declararam esta terça-feira disseram esta terça-feira que começaram a analisar os materiais recolhidos por uma sonda que foi enviada a um asteroide, com a esperança de que forneça dados sobre a origem e a formação do universo.

“Estou muito feliz de que a cápsula tenha conseguido voltar ao fim de uma viagem espacial, que entre a ida e a volta, percorreu 5,24 mil milhões de quilómetros”, declarou o responsável pelo projeto Yuichi Tsuda à imprensa.

Os cientistas acreditam que a cápsula, que caiu no domingo na Austrália, pode conter cerca de cem miligramas de matéria extraída, pela primeira vez na história, da superfície de um asteroide, o Ryugu, que se encontra a mais de 300 milhões de quilómetros da Terra.

Os materiais, de acordo com os cientistas, datariam de há 4,6 mil milhões de anos e não mudaram desde então: “Tenho muita vontade de ver (as amostras) com meus próprios olhos”, declarou Tsuda. Algo que não vai acontecer já, uma vez que é necessário aguardar pelo menos uma semana, já que é necessário seguir um procedimento rigoroso para garantir que os materiais não estejam contaminados: “Se as amostras não estiverem contaminadas pelo entorno terrestre (…), podem ser úteis para pesquisadores de todo o mundo”, declarou o chefe do grupo de análise, Tomohiro Usui.

“A cápsula é de alumínio e branca e no interior observamos alguma coisa preta, o que significa que há material do Ryugu”, disse Usui.

Até o momento, a cápsula permanece ” num espaço vigiado”, do centro da Jaxa em Sagamihara, no sul de Tóquio, declarou o director-geral da agência, Hitoshi Kuninaka.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.