Covid-19. Portugal ultrapassa a barreira dos cinco mil mortos

Portugal anunciou esta segunda-feira 78 novos óbitos por Covid-19 e ultrapassou a marca dos 5.000 mortos desde o início da pandemia. A Direcção Geral de Saúde anunciou mais 2.597 contágios, o segundo registo mais baixo do último mês.

De acordo com o mais recente relatório da Direcção Geral de Saúde (DGS), morreram desde Março 5.041 pessoas por Covid-19, depois de a semana passada ter sido a mais mortífera desde o início da crise de saúde pública, com 536 falecidos em sete dias.

Nas últimas 24 horas foram notificadas 2.597 infecções em Portugal, o segundo número mais baixo do último mês, embora os dados de segunda-feira costumem ser mais moderados que nos outros dias pois no fim de semana são realizados e processados menos testes.

Desde o começo da pandemia, Portugal, com cerca de dez milhões de habitantes, contabiliza 325.071 casos positivos, mais de 74.000 dos quais ainda estão activos.

O número totais de hospitalizados voltou a subir, com 3.367 internados por Covid-19, mais 99 face no dia anterior.

O aumento  registou-se nos internamentos regulares, já que as unidades de cuidados intensivos se mantêm praticamente estáveis, com 513 internados, menos um do que no domingo.

A região mais afectada pela pandemia em Portugal continua a ser, desde há dois meses, o Norte do país, onde foram registados 47 por cento dos contágios notificados esta segunda, seguida por Lisboa e Vale do Tejo, com 35 por cento.

Portugal está em estado de emergência, o nível de alerta mais alto do país, até 23 de Dezembro, embora o presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, já tenha anunciado que irá propor prolonga-lo para além dessa data para que abranja o período natalício.

O país vai aliviar as restrições durante o Natal para que as famílias se possam reunir, mas vai fechar a mobilidade entre municípios no fim de ano.

Esta segunda-feira, como já aconteceu durante o fim de semana, a circulação está restrita para evitar deslocações desnecessárias durante a ponte, já que esta terça-feira, dia 8, é feriado no país.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.