Domínio chinês – e novo recorde – na Maratona Internacional de Macau

A 39.a edição da Maratona Internacional de Macau, disputada às primeiras horas da manhã deste domingo, foi ganha por Dong Guojian, da República Popular da China, mas a grande figura do certame foi a compatriota  Zhang Deshun, que venceu a prova feminina com um novo recorde da prova.

Mesmo num contexto de pandemia, a edição de 2020 da Maratona Internacional de Macau foi disputada por cerca de 12 mil atletas, oriundos de Macau e da República Popular da China.

O percurso da Maratona e da meia-maratona passou, como habitualmente, pela ponte Governador Nobre de Carvalho, pelo templo de A-Má e pela ponte de Sai Vai. Os doze mil atletas – 1400 na Maratona, 4800 na meia-Maratona e 5800 na mini-Maratona – tiveram de realizar o teste de despistagem à Covid-19 para participar na competição.

Na prova-raínha do certame, Dong Guojian superiorizou-se aos adversários, cumprindo os mais de 42 quilómetros da distância regulamentar em 02:12. 59, à frente dos compatriotas Nianzhe A Ti e You Peiquan. O pódio foi também totalmente chinês na prova feminina, com Zhang Deshun a assinar uma nova melhor marca na Maratona. A atleta chinesa terminou a prova com um tempo de 2:28.43, à frente de Chen Liqin e Feng Qing. Os melhores atletas de Macau foram Chan Chong Ip, na prova masculina,  e Hoi Long na prova feminina.

Na meia-Maratona, o triunfo sorriu a Bian Qi, da República Popular da China, e a Wong San San, de Macau.   Em relação aos resultados da mini maratona, os campeões dos escalões masculinos A, B e C foram, respectivamente, Lei Ka Chon, Ip Seng Tou e Lau Kuan Lon. As campeãs dos escalões femininos A, B e C foram, respectivamente, Lam Hok In, Sara Kei Vaz Madeira Da Fonseca e Shanti Devi Adhikari.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.