Dezoito mineiros morrem em mina chinesa

Pelo menos 18 mineiros morreram devido a níveis elevados de monóxido de carbono numa mina de carvão situada nas imediações do município de Chongqing, no sudoeste da China. A informação foi esta sábado avançada pela televisão estatal chinesa.

Um mineiro foi encontrado vivo e os socorristas continuam à procura de mais cinco, após o acidente que ocorreu na mina de Diaoshuidong, situada no município de Chongqing, a 1.800 quilómetros da capital chinesa, Pequim.

De acordo com a agência de notícias estatal, a Xinhua, a mina já tinha registado um outro acidente em Março de 2013. Na altura morreram três pessoas.

A República Popular da China é o principal produtor de carvão a nível mundial,  não sem um elevado custo humano. O país regista frequentemente graves acidentes em complexos mineiros, uma vez que as medidas de segurança são regularmente mal aplicadas ou negligenciadas.

Em Setembro passado, 16 mineiros morreram numa mina de carvão após uma fuga de gás. A mina também estava localizada no município de Chongqing.

Outros 15 mineiros morreram, em Novembro de 2019, na sequência de uma explosão provocada pela acumulação de gás numa mina na província de Shanxi.

A explosão foi atribuída na altura a actividades “ilegais”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.