Guatemala. Encontrado avião que se despenhou com cocaína a bordo

As forças antinarcóticos da Guatemala apreenderam cerca de 750 quilos de cocaína encontrados num avião que se despenhou no distrito de Petén, na fronteira com o México e o Belize, informou o Exército guatemalteco nesta quinta-feira.

A aeronave, totalmente em chamas, foi localizada na véspera pelas autoridades com vários pacotes de drogas no Parque Nacional Laguna del Tigre, no município de San Andrés, a 600 quilómetros da capital, disse aos jornalistas o porta-voz do Exército, Rubén Tellez. Nenhuma vítima foi reportada, mas quatro guatemaltecos foram detidos.

Radares da Força Aérea da Guatemala identificaram o avião a entrar ilegalmente no território. A aeronave foi rastreado por unidades terrestres. Segundo o Ministério Público, o voo tinha como destino a América do Sul.

Esta área, praticamente despovoada, tem sido usada por traficantes de drogas para pousar aeronaves em pistas clandestinas. No início de Novembro, três corpos foram encontrados a flutuar na Laguna del Tigre, próximo ao local onde tinha caído um avião com um carregamento de cocaína.

Este ano, a Guatemala localizou 33 aeronaves, metade em Petén, utilizadas em operações de narcotráfico, principalmente em áreas desabitadas no norte e no sul do país.

Segundo os Estados Unidos, 90 por cento da cocaína que chega ao país atravessa a fronteira em aviões, barcos e até submarinos que saem do México e da América Central.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.