Reino Unido aprova vacina da Pfizer e BioNTech

Os reguladores britânicos aprovaram esta quarta-feira a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa norte-americana Pfizer e pela sua parceira alemã BioNTech, para que possa ser utilizada no Reino Unido.

Com a aprovação da Medical and Healthcare Products Regulatory Agency (MHRA), o Reino Unido torna-se no primeiro país do mundo a começar a vacinar a população contra o coronavírus na próxima semana, segundo informou o ministério da Saúde britânico na quarta-feira.

Nos testes clínicos, sobre os quais foram obtidos esclarecimentos nas últimas semanas, a vacina demonstrou ser 95 por cento eficaz e ter bons resultados em todas as pessoas, tanto jovens como idosos.

“O Governo aceitou esta quarta-feira a recomendação da Medical and Healthcare Products Regulatory Agency para aprovar a vacina da Covid-19 Pfizer/BioNTech para utilização. Isto segue-se a meses de ensaios clínicos rigorosos e análise extensiva de dados por peritos da MHRA”, disse um comunicado divulgado pelo ministério da Saúde.

Os especialistas do regulador “concluíram que a vacina cumpre normas rigorosas de segurança, qualidade e eficácia”, acrescentou o texto.

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, disse esta quarta-feira, na sua conta do Twitter, que “a ajuda está a caminho” e acrescentou que o sistema de saúde britânico (NHS) está preparado para “começar a vacinar no início da próxima semana”: “O Reino Unido é o primeiro país do mundo a ter uma vacina clinicamente aprovada no seu fornecimento”, acrescentou.

O chamado Comité Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) deverá publicar a sua recomendação sobre quais os grupos que serão os primeiros a receber a vacina, mas espera-se que sejam os idosos e os profissionais de saúde.

O Reino Unido chegou a um acordo com a empresa farmacêutica Pfizer para a compra de quarenta milhões de doses.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.