São vísceras, senhor. Oposição taiwanesa arremessa miudezas de porco no Parlamento

Intestinos, corações, fígados e outras vísceras de porco voaram na sexta-feira numa tensa sessão parlamentar em Taiwan, em protesto contra a decisão do governo de flexibilizar as restrições para a importação de carne suína dos Estados Unidos da América.

Não foi a primeira vez que os parlamentares taiwaneses protagonizaram sessões turbulentas, mas a confusão desta sexta-feira foi bastante curiosa.

Deputados do principal partido da oposição, o Kuomintang (KMT), esvaziaram recipientes cheios de vísceras de porco no chão no centro da câmara parlamentar, antes de os arremessarem contra os adversários.

O governo taiwanês anunciou recentemente que vai permitir as importações de porco dos Estados Unidos. Os animais são alimentados com ractopamina, medicamento usado para agilizar o crescimento dos animais. A carne deve começar a ser comercializada a partir de 1 de Janeiro. O fármaco está proibido na União Europeia e na China.

As autoridades norte-americanas deixaram claro que as restrições às importações de carne suína e bovina são um obstáculo para a assinatura de um acordo comercial entre Taiwan e os Estados Unidos.

A presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, e seu Partido Progressista Democrático (DPP), com maioria no Parlamento, esperam que a flexibilização das restrições abra caminho ao acordo.

Mas muitos opõem-se em Taiwan à importação de porco norte-americano e o KMT não desperdiçou a oportunidade após uma série de reveses eleitorais.

No último fim de semana, dezenas de milhares de pessoas participaram da feira anual do trabalho, na qual a oposição às importações de carne de porco foi o tema principal.

A poderosa indústria suína taiwanesa teme a concorrência dos Estados Unidos.

Quando estava na oposição o DPP realizou uma dura campanha contra a ractopamina e agora o KMT acusa o partido de hipocrisia.

O partido no governo defende que o aditivo não é uma ameaça para a saúde e o acordo incentivará os laços com os Estados Unidos da América, um valioso parceiro comercial e um aliado estratégico contra a China: “Lamentámos ter lançado vísceras de porco no Parlamento, mas isto é para destacar o assunto”, disse à imprensa o deputado da oposição Lin Wei-chou.

Lin Chu-yin, uma parlamentar do DPP, publicou fotos do espectáculo na sua conta no Facebook: “O partido da oposição tem o direito a protestar, mas não devia desperdiçar comida”, escreveu.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.