Peru. Restos mortais de mulher que viveu há 600 anos maravilham arqueólogos

Uma mulher que viveu há 600 anos na época do império Inca e cujos restos mortais foram encontrados por trabalhadores de uma obra de instalação de canos de gás numa rua de Lima, está a surpreender os arqueólogos peruanos.

Wayaw, como os arqueólogos a chamaram, tinha cerca de 20 anos, 1,48 metros de altura e aparentemente morreu de causas naturais.

Ela era uma tecelã, como milhares de humildes trabalhadoras peruanas ainda o são nos dias de hoje, explicou à AFP a arqueóloga Cecilia Camargo, responsável pela escavação: “É uma descoberta incrível para nós, que nos ligou directamente ao nosso passado”, acrescentou a responsável.

Embora a descoberta dos restos tenha ocorrido em 2018, só foi anunciada esta semana depois da conclusão dos estudos arqueológicos, que incluem a reconstrução digital do rosto da jovem. A revelação dos dados tinha sido adiada por causa da pandemia do novo coronavírus.

Wayaw foi baptizada com a designação de ‘Dama del Sauce’ pelos residentes de San Juan de Lurigancho, o populoso distrito do nordeste de Lima onde foi encontrada e onde milhares de casas precárias improvisadas povoam a paisagem por entre dezenas de colinas desérticas.

Esta área é habitada principalmente por famílias da serra andina, que chegaram a Lima há três décadas fugidas da guerrilha maoísta Sendero Luminoso.

“Como muitas mulheres actuais”

O crânio da mulher possui uma deformação, algo típico de certos povos do Antigo Peru, que colocavam tábuas, panos e cordas na cabeça das crianças como marca identitária: “Esta jovem foi uma artesã, de uma envolvente popular. Foi alguém que se dedicou a um trabalho tão nobre como a tecelagem, com técnicas que se preservam até hoje”, disse Camargo, arqueóloga-chefe da distribuidora de gás natural Cálidda. “Era como muitas mulheres actuais que trabalham com têxteis em San Juan de Lurigancho”, acrescenta Camargo.

A lei peruana obriga as empresas que fazem escavações, como a Cálidda, a contar com os serviços de arqueólogos, já que vestígios pré-colombianos aparecem com frequência no subsolo da costa peruana.

Só em Lima, existem mais de 400 sítios arqueológicos, incluindo dezenas de huacas ou sítios cerimoniais: “El Sauce foi um centro com uma importância significativa, cuja população se dedicava à agricultura, ourivesaria e pastoreio [600 anos atrás]. Era um espaço sob o controlo do Império Inca”, explicou à AFP o arqueólogo Julio Abanto, que trabalha na zona de San Juan de Lurigancho.

A descoberta dos vestígios “é bastante emocionante porque é mais uma peça que devolvemos às páginas perdidas da nossa história. É um orgulho saber que vivemos numa terra que tem muita história”, acrescentou Abanto.

A mulher estava em posição fetal e no seu caixão estavam tecidos e objetos decorativos, como um broche de prata e pulseiras com conchas de marisco, algo típico dos povos da costa peruana conquistados pelo império Inca, que atingiu o seu apogeu nos séculos XV e XVI. Os ossos dos ombros e quadris estavam gastos, um sinal de que ela trabalhava como tecelã.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.