Tailândia transfere três iranianos detidos em troca de libertação de académica

A Tailândia transferiu três iranianos detidos por um ataque frustrado com bomba em Banguecoque em 2012, confirmou a administração penitenciária tailandesa na quinta-feira.

Masud Sedaghat Zadeh e Saeed Moradi foram liberados na quarta-feira, enquanto Mohamed Khazaei foi beneficiado por um indulto real em Agosto.

Os homens foram detidos na Tailândia após uma tentativa frustrada de assassinato, com explosivos, de diplomatas israelitas em 2012.

De acordo com o Irão, a operação acontece em troca da libertação na quarta-feira, na República Islâmica, da académica australiano-britânica Kylie Moore-Gilbert.

O canal estatal iraniano Iribnews exibiu na quarta-feira um vídeo em que três homens não identificados são recebidos com honras pelo vice-chanceler Abas Araghchim, assim como algumas imagens de Moore-Gilbert no aeroporto: “Um empresário e (outros) dois cidadãos iranianos detidos no exterior (…) foram libertados em troca da espiã com dupla cidadania que trabalhava para Israel”, informou o site da Iribnews

Kylie Moore-Gilbert foi condenada a 10 anos de prisão por espionagem a favor de Israel. A académica, que passou mais de 800 dias na prisão, nega a acusação.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.