Dinamarca. Cadáveres de visons ressurgem à superfície

A Dinamarca decidiu desfazer-se rapidamente dos visons para combater a pandemia de Covid-19, devido a uma mutação do vírus transmissível aos humanos, mas mesmo depois de mortos e enterrados, os animais ressurgiram devido aos efeitos dos gases libertados durante o processo de decomposição.

O fenómeno ocorreu num terreno militar situado perto de Holstebro, no oeste do país, numa das fossas improvisadas onde os animais sacrificados foram enterrados, segundo imagens transmitidas pela televisão pública DR.

Os cadáveres dos visons, que apareceram na superfície devido à pressão acumulada dos gases libertados pelo processo de decomposição, estão cobertos apenas por uma fina camada de calcário e de uma terra muito arenosa, o que teria facilitado o fenómeno, de acordo com a polícia local.

O ministério do Meio Ambiente e da Agricultura afirma num comunicado que os visons estão enterrados a um profundidade de entre um metro e meio e dois metros. Mas de acordo com a DR, estariam apenas a um metro de profundidade neste terreno.

Para o Ministério, o reaparecimento dos cadáveres é “um problema temporário ligado ao processo de decomposição dos animais”: “O Estado brinca com a nossa natureza e utiliza-a como um aterro sanitário”, lamentou Leif Brogger, um conselheiro municipal de Holstebro, citado pelo jornal Jyllands-Posten.

Fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais geraram vários comentários: um internauta no Twitter disse que 2020 é “o ano dos visons mutantes zombies assassinos”.

Os animais que ressurgiram foram enterrados a 200 metros de um lago, ou seja, 100 metros a menos que o recomendado, levantando preocupações sobre problemas de poluição por fósforo e nitrogénio, o que as autoridades prometeram resolver.

No início de Novembro, a Dinamarca anunciou que iria sacrificar mais de 15 milhões de visons, devido a uma mutação problemática do coronavírus transmitida pelos animais, que poderia, de acordo com estudos preliminares, ameaçar a eficácia da futura vacina para os humanos.

Mais de 10 milhões de visons já foram sacrificados, de acordo com os últimos dados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.