Covid-19. Aumento de casos nas prisões preocupa Portugal

Portugal registou um aumento dos contágios dentro das prisões, onde há actualmente 435 casos activos, uma situação que vai estar, esta segunda-feira, no cerne de uma reunião entre o presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, e as ministras da Justiça, Francisca Van Dunem, e Saúde, Marta Temido.

Segundo o último balanço da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), há 351 reclusos, 74 trabalhadores internos e 10 empregados dos serviços externos com infecção ativa, que se juntam a outros 228 casos já recuperados.

Os contágios aumentaram significativamente este mês, passando de pouco mais de sete dezenas de casos activos em finais de Outubro para mais de quatro centenas.

Face a este aumento, o presidente português convocou esta tarde uma reunião com as ministras da Justiça e Saúde para abordar a situação, depois de se ter questionado se se cumpre o uso de máscara dentro das prisões.

A DGRSP informou na semana passada que a utilização de máscara não estava generalizada no interior das prisões e que só se usava em determinadas condições, como saídas ao exterior ou para se mover pelo recinto.

A Direção Geral da Saúde está a elaborar um documento sobre que orientações se devem seguir, embora o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, já avisou na sexta que se deve usar máscara dentro das prisões.

Os surtos nas prisões são apenas parte dos milhares de casos que diariamente alimentam a curva epidemiológica de Portugal, que já acumula 260.758 positivos e 3.897 falecidos desde Março.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.