Vacina da Johnson & Johnson vai custar menos de dez dólares

A farmacêutica Janssen, que pertence à multinacional americana Johnson & Johnson, espera lançar a sua vacina contra a Covid-19 no segundo semestre de 2021 e a um preço inferior a 10 dólares por unidade.

A informação foi revelada esta quinta-feira pelo vice-presidente do Comité Executivo da Johnson & Johnson, Joaquín Duato, numa conferência organizada pela IESE Business School, com a colaboração da empresa de consultoria McKinsey & Company.

O estudo, aprovado esta semana pela Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários, espera garantir a vacina no ano que vem, segundo Duato: “Durante o primeiro ou o segundo semestre”, disse o responsável.

Os primeiros resultados clínicos da Pfizer e da Moderna, com 95 por cento de eficácia, são números que dão ânimo para outras empresas focadas em garantir um método de imunização. De acordo com o executivo da Johnson & Johnson, a empresa trabalhou na cadeia de fornecimento para poder oferecer mil milhões de vacinas em 2021 através de uma rede colaborativa: “Durante os próximos seis meses haverá boas notícias, poderemos ver essas vacinas eficazes a serem disponibilizadas ao público”, afirmou Duato. O vice-presidente do Comité Executivo da multinacional norte-americana aproveitou a oportunidade para enfatizar que a vacina em que a sua equipa está a trabalhar também vai garantir os padrões de qualidade e segurança anunciados por outras farmacêuticas.

O executivo aplaudiu a colaboração entre empresas da indústria farmacêutica para encontrar uma vacina: “Não é uma situação competitiva, é uma questão social e uma crise global na qual vamos precisar de várias vacinas, não apenas de uma, porque devemos vacinar milhões de pessoas”, salientou.

Para garantir que as pessoas sejam vacinadas, a Johnson & Johnson está a trabalhar com os governos em planos de acesso e distribuição, como o COVAX, um projecto que deverá fornecer 500 milhões de doses a países pobres ou em desenvolvimento.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.