Filipinas. Tufão Vamco fez 67 mortos – balanço actualizado

O Tufão Vamco provocou pelo menos 67 mortos nas Filipinas, de acordo com balanço mais actualizado, feito este domingo pelas autoridades de Manila. O Governo diz que a tempestade afectou mais de 1,1 milhão de pessoas

O Vamco – o 21o  tufão a afectar o arquipélago este ano – deixou ainda 12 pessoas desaparecidas. A tempestade danificou 25.852 residências no norte do país, de acordo com as informações avançadas este domingo pelo porta-voz do Conselho de Redução de Risco de Desastres (NDRRMC), Mark Timbal, citado pela agência efe.

De acordo com dados do NDRRMC, 1,1 milhão de pessoas foram afectadas pela tempestade. O Vamco obrigou  cerca de 370 mil pessoas a abandonar as respectivas habitações.  As operações de resgate continuam no norte da ilha de Luzon, onde milhares de pessoas ficaram retidas nas cheias que afectam boa parte da província de Cagayan.

O Vamco é o quinto tufão a atingir as Filipinas no período de um mês. A tempestade causou graves inundações e deslizamentos de terra em muitas partes de Luzon, incluindo a capital, Manila, onde se registaram as piores enchentes das últimas décadas. Apesar de já ter sido afectado por 21 tempestades tropicais, o arquipélago pode ainda vir a ser afectado por quatro outros tufões até ao final do ano.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.