O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, um dos poucos chefes de estado do mundo que ainda não felicitaram o democrata Joe Biden pela vitória eleitoral nos Estados Unidos da América, perguntou ironicamente esta quinta-feira a um apoiante: “Mas já acabou? Já acabaram as eleições?”.
O presidente, apelidado por muitos de ‘Trump dos trópicos’ pelo alinhamento com o actual presidente republicano, Donald Trump, referiu-se a Biden na terça-feira, sem o mencionar directamente, quando alertou Washington que o Brasil tem “pólvora” em alusão a declarações do democrata nas quais ameaçou o governo brasileiro com “consequências económicas significativas” se continuar a desmatar a Amazónia.
“Porque quando acaba a saliva tem que ter pólvora, senão não adianta. Não precisa usar pólvora, mas eles têm que saber o que temos”, declarou.
Na segunda-feira, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que Bolsonaro espera que o “imbróglio” acabe, referindo-se às reclamações de Donald Trump sobre o resultado eleitoral, garantindo que o chede de Estado brasileiro vai parabenizar “no devido tempo” a “quem for eleito” presidente dos Estados Unidos da América.
Trump recusa-se a reconhecer a vitória do seu rival, anunciada no sábado, e denuncia, sem provas, uma fraude a favor do democrata. O republicano tem vindo a impulsionar uma enxurrada de acções judiciais apresentadas pelo Partido Republicano para contestar a votação.
Leave a Reply