Republicanos ganham cadeira no Senado e aproximam-se da maioria

Os republicanos ganharam na terça-feira uma cadeira no Senado norte-americano e aplicaram um novo golpe no esforço dos democratas para conseguir o controle dessa câmara parlamentar.

O senador republicano pela Carolina do Norte, Thom Tillis, conseguiu ser reeleito. O seu adversário, Carl Cunningham,  reconheceu a vitória do rival, uma vez que a diferença de votos é irrecuperável: “Os eleitores falaram e respeito a sua decisão”, declarou Cunningham.

Os republicanos somam agora 49 das 100 cadeiras do Senado, contra 48 para os democratas. Os olhos estão voltados para o segundo turno das eleições para a câmara na Geórgia, em 5 de Janeiro, que definirá qual dos partidos irá controlar o Senado. Uma terceira cadeira, do Alasca, continua indefinida, mas o senador republicano Dan Sullivan lidera o apuramento de votos.

Os democratas mantiveram o controlo da Câmara dos Representantes. Um Congresso dividido obrigaria o presidente eleito, Joe Biden, a usar toda a sua experiência para negociar no Senado, onde actuou durante 36 anos, até se tornar vice-presidente de Barack Obama.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.