Brasil suspende testes da CoronaVac devido a “evento adverso grave”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Brasil anunciou na noite de segunda-feira a suspensão dos testes clínicos da vacina CoronaVac, desenvolvida entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, depois de um “evento adverso grave” envolvendo um voluntário.

A ANVISA informou no seu portal electrónico que, “após a ocorrência de um evento adverso grave, determinou a interrupção do estudo clínico da vacina CoronaVac”. O evento ocorreu a 29 de Outubro.

À espera de mais informações sobre o incidente, o laboratório chinês Sinovac Biotech declarou-se nesta terça-feira “confiante” na segurança da sua vacina.

“Estamos confiantes na segurança da vacina”, afirmou a Sinovac num comunicado, no qual destaca que o incidente em questão não tinha “relação” com a vacina.

O órgão regulador informou que não pode avançar com detalhes sobre o ocorrido por causa de regulamentos referentes à privacidade, mas revelou que os incidentes adversos graves incluem óbito, efeitos colaterais potencialmente fatais, incapacidade ou invalidez persistente ou significativa, internação hospitalar, anomalia congénita e “um evento clinicamente significante”.

O Instituto Butantan mostrou-se surpreso com a decisão e assinalou que está “a apurar em detalhes o sucedido”. O organismo adiantou ainda que está “à disposição da agência reguladora brasileira para prestar todos os esclarecimentos necessários referentes a qualquer evento adverso que os estudos clínicos podem ter apresentado até ao momento”.

A CoronaVac tem estado no centro de uma batalha política no país entre um dos seus maiores defensores, o governador de São Paulo, João Dória, e seu principal rival político, o presidente Jair Bolsonaro.

O governo de São Paulo lamentou em comunicado “ter sido informado pela imprensa, e não directamente pela ANVISA”, e informou que aguarda, juntamente com o Instituto Butantan, mais informações sobre “os reais motivos que determinaram a paralisação”.

O presidente já mencionou o produto da Sinovac como a vacina “daquele outro país” e promoveu a que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford com a farmacêutica britânica AstraZeneca.

No mês passado, Bolsonaro cancelou um acordo de compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa que tinha sido anunciado pelo seu próprio ministro da Saúde: “O povo brasileiro não será cobaia de ninguém”, disse Bolsonaro, que se referiu ao projecto como “a vacina chinesa de João Dória”.

Horas antes do anúncio da suspensão dos testes, Dória anunciou que as primeiras 120.000 doses da CoronaVac chegariam a São Paulo a 20 de Novembro.

O estado tem um acordo com a Sinovac para adquirir 46 milhões de doses, seis milhões produzidas na China e os restantes em São Paulo.

O contratempo para a CoronaVac foi anunciado no mesmo dia em que a gigante farmacêutica americana Pfizer divulgou que a sua vacina contra o novo coronavírus alcançou 90 por cento de eficácia.

As vacinas da Pfizer e Sinovac estão na fase 3 dos testes, a última antes de obter ou não a aprovação das autoridades reguladoras.

As duas estão a ser testadas no Brasil, o país com o segundo maior número de mortos por Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, com mais de 162.000 vítimas fatais.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.