Um quadro pintado pelo falecido primeiro-ministro britânico Winston Churchill, que representa uma garrafa do seu whiskey favorito, será leiloado pela Sotheby’s – anunciou uma porta-voz da casa de leilões britânica, na segunda-feira.
A natureza-morta, que retrata uma garrafa de Johnnie Walker Black Label, uma garrafa de brandy, uma jarra e dois copos, simboliza o amor de Churchill por esta bebida, afirmou a Sotheby’s.
A partir desta terça-feira, os interessados podem fazer licitações on-line pela obra. A leiloeira estima que o quadro possa ser vendido por até 250 mil, qualquer coisa como 329 mil dólares norte-americanos.
Churchill, que gostava de pintar, fez este quadro na sua casa de Chartwell na década de 1930.
O primeiro-ministro conservador do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial deu o quadro de presente ao empresário americano William Averell Harriman, enviado especial dos Estados Unidos à Europa na década de 1940.
Harriman foi fotografado com Churchill e Josef Stálin em 1942, em Moscovo.
Não se sabe se o líder britânico, que costumava dar os seus quadros aos seus amigos, estava a par do romance de sua nora Pamela, casada com o seu filho Randolph, com Harriman, lembra o jornal “The Times” desta segunda-feira.
Harriman e Pamela acabaram por se casar em 1971, e o quadro foi vendido a coleccionadores americanos após a morte de Pamela, em 1997.
Em 2014, a Sotheby’s vendeu outro quadro de Winston Churchill, “The Goldfish Pool at Chartwell”, pela quantia recorde de 1,8 milhões de libras.
Leave a Reply