Trump demitiu Mark Esper, Secretário da Defesa

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, disse na segunda-feira que demitiu o secretário da Defesa, Mark Esper, parecendo usar os seus últimos meses no cargo após a derrota eleitoral para acertar contas com membros do governo.

Trump divergiu de Esper numa série de temas e ficou particularmente irritado com a oposição pública do secretário às suas ameaças de usar forças militares para conter protestos de rua contra a injustiça racial, depois de um agente da política branco ter morto um cidadão negro, George Floyd, em Mineápolis.

No Twitter, Trump disse que Christopher Miller, director do Centro Nacional de Contraterrorismo, assumirá o cargo como secretário da Defesa interino. O Senado dificilmente confirmará qualquer novo indicado antes de Trump deixar o cargo em Janeiro.

“Mark Esper foi eliminado”, tweetou Trump, acrescentando que Miller será “efectivado imediatamente” como secretário interino. O Pentágono não quis comentar de imediato.

Fontes ligadas ao Executivo disseram que Esper já encarava a perspectiva de uma renúncia ou demissão desde o escrutínio da semana passada, particularmente se Trump conquistasse um segundo mandato.

Trump, que se tem recusado obstinadamente a reconhecer a sua derrota eleitoral, tem tido um relacionamento difícil com o Pentágono, onde Esper e quadros militares de patente elevada se têm vindo a esforçar para não serem vistos como instrumento político do governo Trump.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.