Uma vacina contra a Covid-19 é urgente mas não vai resolver as causas que permitiram que o coronavírus se tornasse uma pandemia, em particular o défice generalizado de investimento nos sistemas de saúde. O alerta foi na segunda-feira o principal responsável da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Uma vacina não vai resolver o sub-investimento global em saúde pública e em sistemas de saúde fortes, nem a urgente necessidade de um investimento público que inclua a saúde humana, dos animais e do planeta”, disse o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
A Organização Mundial de Saúde retomou na segunda-feira a sua assembleia anual com a participação virtual de ministros e altos responsáveis de saúde dos seus 194 estados membros.
A falar a partir de Genebra, onde a Organização tem a sua sede, Tedros assinalou que “não há vacina para a pobreza, a fome, as alterações climáticas ou a desigualdade”, problemáticas que precisam de ser abordadas sem esquecer a relação entre elas e sem que sejam isoladas umas das outras.
Leave a Reply