
O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, afirmou na segunda-feira que o Governo de Jair Bolsonaro aguarda o fim do “imbróglio” jurídico para se pronunciar sobre as eleições nos Estados Unidos da América e a vitória do candidato democrata Joe Biden.
“Julgo que o presidente está a aguardar pelo fim desse imbróglio de discussão, se há voto falso, se não há voto falso, para dar o seu posicionamento. É óbvio que o presidente, na hora certa, vai transmitir os cumprimentos do Brasil a quem for eleito”, disse o vice-presidente à imprensa no Palácio do Planalto, sede da presidência. “Vamos aguardar. É uma questão de prudência. Acho que esta semana se definem as questões que estão pendentes, a coisa volta ao normal e nós iremo-nos preparar para o novo relacionamento que tem que ser estabelecido”, completou.
A postura de Jair Bolsonaro, de extrema-direita, em relação às eleições americanas é similar à adoptada por países como a Rússia, a China e o México, que optaram por esperar o resultado das acções judiciais movidas pelo actual presidente dos EUA, o republicano Donald Trump, que denuncia supostas fraudes no processo eleitoral.
Trump ainda não reconheceu a derrota apontada pelos principais meios de comunicação do país, projecção que historicamente é aceite nos Estados Unidos da América, onde não há tribunais eleitorais.
Bolsonaro manifestou durante todo o processo eleitoral o desejo de que Trump fosse reeleito e declarou, há três semanas, que pretendia estar presente na eventual nova tomada de posse do republicano.
Além disso, o presidente brasileiro manteve um tom crítico em relação a Biden, que enquanto candidato avançou que irá pressionar o Brasil para proteger a Amazónia.
Leave a Reply