Trump diz que venceu as eleições e ameaça com Supremo Tribunal

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, declarou esta quarta-feira que venceu as eleições no país , apesar da contagem ainda estar em andamento em vários estados decisivos. O candidato republicano ameaçou recorrer ao Supremo Tribunal para denunciar uma suposta “fraude” contra ele.

“Esta é uma fraude contra o povo americano (…). Ganhamos estas eleições”, afirmou Trump num discurso na Casa Branca. “Iremos ao Supremo Tribunal. Queremos que pare todo o processo de votação. Não queremos que eles encontrem votos às 4 horas da manhã e os acrescentem a este desastre”, acrescentou.

Quando Trump falava, tinha garantido 213 dos 270 delegados do Colégio Eleitoral que são necessários para um candidato vencer as eleições. Nos EUA, a votação não é directa e é decidida por delegados, cujo número varia de acordo com cada um dos estados em disputa. No mesmo instante, Biden estava com 224.

Os estados da Pensilvânia, Michigan e Wisconsin, três dos mais importantes no âmbito da presente eleição, os responsáveis pela contagem advertiram que precisariam de mais horas e até mesmo dias para contar todos os votos, devido em parte ao aumento do volume de votos por correio devido à pandemia de Covid-19.

O presidente e a sua campanha abriram caminho a possíveis acções judiciais há meses, semeando a desconfiança em relação ao voto dos ausentes nas urnas -embora não haja provas de que isso possa levar a uma fraude generalizada- e insistindo que o resultado que deve ser contado é o da noite das eleições.

“Milhões e milhões de pessoas votaram em nós esta noite, e um grupo muito triste de pessoas está a tentar tirar o direito de voto desse grupo, e nós não vamos tolerar”, disse.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.