Coreia do Sul captura norte-coreano que atravessou zona desmilitarizada

O exército sul-coreano anunciou esta quarta-feira que capturou um suposto desertor norte-coreano que entrou Zona Desmilitarizada que divide as duas nações. O homem cruzou a fronteira na proximidade da localidade de Goseong, a cerca de uma centena e meia de quilómetros de Seul, anunciou o Estado-maior Conjunto da Coreia do Sul.

As tropas sul-coreanas capturaram o alegado desertor após um intenso destacamento de patrulhas que responderam a um alerta accionado e que dava conta de uma alegada intrusão por parte de comandos norte-coreanos: “Faremos uma investigação sobre o indivíduo, incluindo como cruzou a fronteira, e se pretende desertar [para o sul]”, indicou a mesma nota. As autoridades sul-coreanas explicaram que não encontraram nenhum movimento anómalo por parte do Exército da Coreia do Norte.

Seul não revelou se o homem é ou não um militar e as características da ocorrência parecem sugerir que se trata de uma deserção. Foram várias as deserções, sobretudo de militares, que ocorreram nos últimos anos a partir da DMZ, embora em geral sejam raras devido à forte presença de tropas em ambos os lados da fronteira.

A mais espetacular ocorreu em 2017, quando um soldado da Coreia do Norte dirigiu uma viatura até à Zona de Segurança Conjunta, o único ponto de fronteira onde os militares dos dois países se veem e correu para o território sul-coreano, enquanto era alvo de disparos do lado norte-coreano.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.