México dedica altar do Dia dos Mortos aos falecidos por Covid-19

O governo do México dedicou um altar do tradicional Dia dos Mortos às mais de 90 mil pessoas que morreram de Covid-19 no país, e também decretou três dias de luto nacional em sua memória.

“A partir de hoje, iniciam-se três dias de luto nacional dedicados a lembrar todos os nossos falecidos e especialmente aqueles que perderam a vida devido à pandemia de Covid-19”, disse o presidente Andrés Manuel López Obrador ao apresentar neste sábado uma oferta no pátio do Palácio Nacional.

“Com esta oferta ligada a costumes que vêm de longe, lembramos os finados crianças e adultos”, acrescentou.

De acordo com a tradição mexicana, no Dia dos Mortos, que é comemorado a 1 e 2 de Novembro, as almas voltam para casa para conviver com os seus familiares, que preparam altares em sua homenagem com fotografias suas, flores coloridas de calêndula, bem como com as suas comidas e bebidas favoritas.

Muitas famílias deslocam-se aos cemitérios para erguer altares para os mortos, embora este ano as autoridades tenham encerrado vários desses locais para evitar aglomerações e contágios.

Após algumas breves palavras, o presidente percorreu outros altares do Dia dos Mortos nos arredores do pátio, colocados por representantes de diversos povos nativos do país: “Agradeço às mulheres e aos homens dos povos nativos, das diferentes culturas do México profundo, que participaram da confecção dos adornos para estes altares”, disse López Obrador.

A pandemia deixou 91.289 mortos e 918.811 casos confirmados no México.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.