
A Harley-Davidson, mundialmente conhecida pelos motociclos que produzi, lançou uma empresa dedicada a bicicletas eléctricas, uma forma de o grupo americano se renovar e enfrentar o envelhecimento da sua clientela.
Baptizada de Serial 1 e apresentada oficialmente na terça-feira, a nova empresa mostra no seu website fotografias de um protótipo elegante de bicicleta motorizada, com selim castanho e rodas brancas. Os primeiros modelos devem estar disponíveis em Março do próximo ano, indicou a empresa, que não revelou qual será o preço de venda.
O nome da start-up é uma homenagem ao apelido do primeiro motociclo fabricado pela Harley-Davidson, o Serial Number 1. A fabricante de motos é accionista minoritária da empresa.
Fundada em 1903, a Harley-Davidson sofreu uma queda gradativa das suas vendas nos últimos anos, principalmente nos Estados Unidos da América, o seu principal mercado. A empresa enfrenta o envelhecimento da sua clientela tradicional e a falta de renovação de sua gama, baseada em grandes motores bicilíndricos pouco desportivos.
Para seduzir o público mais jovem, a empresa, do estado de Milwaukee, lançou em 2014 uma divisão dedicada às motos eléctricas. Em 2019, apresentou protótipos de bicicletas eléctricas.
A Serial 1 foi criada por iniciativa de um pequeno grupo de funcionários da empresa, aficcionados tanto por motos como por bicicletas, com o objetivo de criar uma bicicleta eléctrica digna do legado da Harley-Davidson.
Leave a Reply