Rei da Holanda pede desculpa após férias polémicas

O rei Willem-Alexander da Holanda pediu desculpa, esta quarta-feira , depois de ter sido obrigado a interromper as suas férias em família na Grécia, devido à indignação dos holandeses, actualmente sob “confinamento parcial” para combater a segunda onda da Covid-19 no país.

“Lamento ter traído a confiança que depositavam em nós”, declarou o monarca, sentado junto à rainha Máxima, num vídeo divulgado no Twitter pelo Palácio Real.

Willem-Alexander admitiu que foi “muito imprudente não considerar o impacto das novas restrições na nossa sociedade”, e destacou que tomou a decisão de interromper a viagem.

A família real encurtou as suas férias no sábado, um dia depois de chegar à Grécia. A realeza holandesa explica que levou em conta a “intensa” reacção dos seus compatriotas, que receberam recomendações para limitar as suas deslocações a um mínimo.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, admitiu no domingo que fez uma “má avaliação”, ao não aconselhar o monarca a desistir das férias,  num momento em que a Holanda acaba de endurecer as medidas para travar a pandemia.

Desde a aparição da doença, foram registados oficialmente 244.391 casos na Holanda, com 6.814 mortes, de acordo com os últimos dados oficiais divulgados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.