Covid-19 adia 6.a Conferência Ministerial do Fórum de Macau

Macau acolheu esta quarta-feira a 15.ª Reunião Ordinária do Secretariado Permanente do Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa. O organismo confirmou, durante o encontro, o adiamento da 6.ª Conferência Ministerial por tempo indefinido devido à pandemia de Covid-19.

“Face à rápida propagação, no ano de 2020, da epidemia da pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus a nível global, procedeu-se ao adiamento da 6.ª Conferência Ministerial, à semelhança de outras actividades de intercâmbio e trabalhos do Secretariado Permanente a realizar no âmbito do Fórum de Macau que foram também influenciados até certo ponto”, lê-se no comunicado.

A República Popular da China, recorde-se,  elegeu a Região Administrativa Especial de Macau como plataforma para a cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003, ano em que o Fórum de Macau foi criado.

O organismo tem um secretariado permanente, reúne-se a nível ministerial a cada três anos e integra, além de um secretário-geral e de três secretários-gerais adjuntos, oito delegados dos países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.