Com 1949 novos casos de Covid-19, Portugal ultrapassa os cem mil contágios

Portugal registou esta segunda-feira 1.949 positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, acumulando assim 101.860 pessoas contagiadas desde o início da pandemia. Segundo a Direção Geral da Saúde (DGS) de Portugal, faleceram mais 17 pessoas por Covid-19, elevando o número de óbitos para 2.198 pacientes.

Portugal está pendente da pressão dos seus hospitais na segunda vaga, já que acumula 1.174 internados (mais 88 nas últimas 24 horas) e 165 nos cuidados intensivos, mais dez que no dia anterior.

Segundo explicou o secretário de Estado da Saúde de Portugal, António Lacerda Sales, já foram realizados mais de três milhões de testes no país desde o início da pandemia.

A semana passada foi a que acumulou mais casos positivos em Portugal, com um total de 13.247 novos contágios e uma taxa de infectados por cada teste praticado de 6,4.

O objetivo das autoridades sanitárias portuguesas centra-se na prática de testes em massa para detectar de forma precoce os assintomáticos, e na semana passada houve dias em que foram feitos cerca de 30.000 testes.

Portugal encontra-se actualmente em estado de calamidade, durante o qual os ajuntamentos na rua não podem ter mais de seis membros. O Governo vai promover uma lei no Parlamento para que em breve seja obrigatório o uso de máscara na rua.

O Executivo português espera também o apoio do Parlamento para impulsionar a utilização generalizada da “Stayaway Covid”, a aplicação de rastreamento do vírus que alerta dos contactos com positivos e que tem provocado um tenso debate político no país.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.