Suiça. Glaciares estão a derreter a um ritmo preocupante

Os glaciares suíços continuaram a derreter este ano a um ritmo preocupante e nunca antes houve uma acumulação tão pequena de neve no maior dos glaciares dos Alpes, alerta um estudo publicado esta sexta-feira.

No total, as glaciares suíços perderam 2 por cento do seu volume este ano, de acordo com um estudo anual da Academia Suíça de Ciências.

O número está dentro da média dos últimos 10 anos, mas é igualmente “muito preocupantes”, explicou à AFP Matthias Huss, autor do estudo e director da rede de vigilância dos glaciares GLAMOS.

“Estes números são um pouco menores que os dos últimos três anos, quando tivemos temperaturas muito elevadas, mas os glaciares voltaram a  perder muita massa”, destaca o cientista.

Um dos panoramas que mais preocupam é a de Aletsch, o maior glaciar dos Alpes, que “este ano registou a menor acumulação de neve” em pouco mais de 100 anos, quando começaram os cálculos, destaca Huss.

O glaciar, que se estende por 86 km2 e se estima que contém 11 mil milhões de toneladas de gelo, viu a sua frente recuar cerca de 1 km desde o início do século.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.