Pequim quer fomentar fórum sino-lusófono para a prevenção de epidemias

As autoridades chinesas podem vir a avançar para a criação de um fórum sino-lusófono de cooperação e prevenção de epidemias. O anúncio foi esta quinta-feira feito por um porta-voz do Ministério do Comércio chinês, que adiantou que o pressuposto na origem do projecto é o de reforçar “a cooperação na área da saúde e prevenção de epidemias entre a China e os países de língua portuguesa”.

O  mesmo responsável adiantou ainda que o Executivo de Pequim vai procurar promover as importações na área da alimentação dos países lusófonos para a República Popular da China.

O porta-voz do Ministério do Comércio  salientou ainda o papel da Região Administrativa Especial de Macau na articulação deste e de outros negócios com os países de língua portuguesa durante a pandemia, em especial através do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, actualmente sem um secretário-geral designado.

Durante a pandemia, a República Popular da China enviou medicação e equipamentos para os países lusófonos, com os quais também promoveu formação e partilha de experiências sobre tratamento e prevenção relacionada com o novo coronavírus, com equipas no terreno e a promoção de conferências ‘online’.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.