Líder norte-coreano promete construir milhares de casas

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, prometeu ajudar na recuperação das áreas atingidas recentemente  por um tufão e construir pelo menos 25.000 casas nos próximos cinco anos, informou a imprensa estatal norte-coreana esta quarta-feira.

Ao visitar uma das regiões mais afectadas pela passagem da tempestade na Coreia do Norte, Kim expressou pesar pela destruição de casas onde as pessoas moravam há mais de 50 anos, e pediu aos militares que lancem um projecto de construção mais ambicioso, de acordoc om a KCNA.

A visita aconteceu depois de Kim ter sido filmado a derramar lágrimas no fim de semana ao agradecer aos cidadãos pelos sacrifícios feitos, na demonstração mais notável de como o ditador norte-coreano aposta forte na sua personalidade de “homem do povo” para enfrentar a crise económica cada vez mais profunda em que o país está mergulhado.

Os militares alcançaram um nível de construção de 60 por cento para pelo menos 2.300 casas na área de Komdok, na província de South Hamgyong, a nordeste da capital Pyongyang, informou a imprensa estatal.

Kim avançou que novas casas serão construídas apenas quando as antigas forem destruídas por desastres naturais, e pediu uma “revolução” nos planos de edificação, começando com a construção de 25.000 casas ao abrigo de um projeto de cinco anos, que deve ser revelado em detalhe em Janeiro.

Na semana passada, Kim Jong Un  pediu ao seu país para embarcar numa “batalha” de 80 dias para atingir metas económicas tidas como importantes, antes do Congresso do Partido dos Trabalhadores, em Janeiro, decidir o novo plano quinquenal do país.

A Coreia do Norte teve um ano difícil por causa do impacto das medidas anticoronavírus, de sanções internacionais e de vários tufões que atingiram o país.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.