Covid-19. Portugal com recorde diário de novas infecções

Portugal registou 2.072 novos casos de infecção pelo novo coronavírus. Trata-se do valor diário mais elevado desde o início da pandemia de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

O novo recorde no número de infecções, num dia em que se registaram também sete novos óbitos decorrentes da Covid-19, surge no dia em que o Governo elevou o nível de alerta face à pandemia de covid-19, passando da situação de contingência para situação de calamidade em todo o território nacional.

No final da reunião do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro, António Costa considerou que a evolução da epidemia em Portugal tem sido “grave”, razão pela qual o Governo decidiu avançar com “oito decisões fundamentais”.

O primeiro-ministro admitiu ainda o eventual agravamento das medidas face à pandemia de covid-19, caso a situação no país piore, pedindo responsabilidade coletiva à população para o evitar: “Vamos evoluir para o estado de calamidade e podemos evoluir para outros estados se as circunstâncias assim o impuserem, mas temos todos de concentrar no esforço colectivo para evitar que isso seja necessário e se todos o fizerem isso não será necessário. Se nem todos o fizerem, o risco de isso acontecer será maior”, disse António Costa.

A situação de calamidade é o nível mais elevado que pode ser declarado nos termos da Lei de Bases de Proteção Civil, a seguir à situação de alerta e de contingência.

Pandemia em espiral de crescimento

Os valores mais altos desde o início da pandemia tinham sido atingidos em 10 de Abril, com a notificação de 1.516 novas infecções, número que foi superado em 10 de Outubro, quando se atingiram 1.646 casos.

Os dados divulgados esta quarta-feira pela Direcção Geral de Segurança dão conta da notificação de 2.072 novos casos nas últimas 24 horas, número recorde, e do registo de sete mortos, assim como de um continuo aumento do número de internamentos, que passaram para 957 (mais 41) e 135 em cuidados intensivos (mais três).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 2.117 mortes e 91.193 casos de infecção, estando activos 34.583 casos, mais 1.619 do que na terça-feira.

A Direcção Geral de Segurança indica que das sete mortes registadas, quatro ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo e três na região Norte.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.