Ho Iat Seng reúne-se com Xi Jinping em Shenzhen

O chefe do Executivo, Ho Iat-seng, vai reunir-se esta semana com o Presidente chinês, Xi Jinping, à margem das cerimónias comemorativas dos 40 anos da fundação da Zona Económica Especial de Shenzhen, um projecto que colocou a República Popular da China na senda da abertura económica.

A informação foi esta segunda-feira avançada pelo South China Morning Post. O diário de língua inglesa adianta que Xi Jinping deve chegar esta terça-feira a Shenzen, cidade que em menos de quatro décadas se transformou numa das urbes mais ricas do Continente. A região serviu como laboratório para a abertura do país à economia de mercado na década de 80.

A informação relativa à visita do presidente chinês ao sul do país, acabou por ser confirmada pela agência noticiosa Xinhua, que adiantou ainda que Xi vai abrir as comemorações com um discurso.

Para além do encontro com Ho Iat Seng, Xi Jinping deverá ainda reunir-se com Carrie Lam, chefe do Executivo da conturbada Região Administrativa Especial de Hong Kong. A visita a Shenzhen e à próspera província de Cantão ocorre nas vésperas da quinta sessão plenária do 19º Comité Central do Partido Comunista da China (PCC). O encontro vai determinar a direcção económica e política que a República Popular da China vai assumir nos próximos cinco anos, numa altura de crescentes tensões com os Estados Unidos da América.

Em menos de quatro décadas, Shenzen tornou-se num centro global para o fabrico de componentes electrónicos e sede das principais firmas tecnológicas do país, incluindo o grupo de telecomunicações Huawei, a fabricante automóvel BYD ou o gigante da Internet Tencent.

Shenzhen é um dos bastiões da Área da Grande Baía, um ambicioso projecto de integração regional que se propõe edificar no sul da China uma metrópole mundial capaz de rivalizar com as áreas metropolitanas de Tóquio e de São Francisco.

A visita do Chefe do Executivo a Shenzhen ainda não foi oficialmente confirmada pelo Governo, mas Ho Iat Seng vai estar temporariamente ausente de Macau entre terça e quinta-feira, uma vez que o Secretário para a Administração e Justiça, André Cheong, foi designado para exercer interinamente as funções, de acordo com um despacho hoje publicado em Boletim Oficial.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.