Beirute. Explosão em depósito de combustível fez quatro mortos

Quatro pessoas morreram na noite de sexta-feira em Beirute, num incêndio seguido de uma explosão, ocorridos num armazém de combustível num bairro densamente povoado da capital libanesa. O incidente voltou a semear o pânico, após a explosão ocorrida no porto de Beirute, a 4 de Agosto.

“O número de vítimas aumentou para quatro”, informou pelo Twitter a Cruz Vermelha libanesa, que num primeiro balanço tinha dado conta da existência de dois óbitos.

O secretário-geral da Cruz Vermelha no país, Georges Kettané, revelou que os “feridos foram transportados para o hospital”, de acordo com a agência de notícia ANI.

Uma emissora de televisão de Beirute assegurou que mais de 30 pessoas ficaram feridas na detonação, entre elas, segundo uma fonte médica, três menores que foram internados com queimaduras.

O tenente Ali Najm, do Corpo de Bombeiros de Beirute, referiu que o rebentamento ocorreu num armazém onde havia um “tanque de combustível” que se incendiou, provocando uma explosão no bairro de Tariq al Jdidé.

O dono do local, onde também havia gasolina, foi detido pelas forças de segurança libanesas, de acordo com uma fonte da polícia, que informou que o homem explora um dos geradores privados que fornecem electricidade aos moradores durante os cortes de energia com que Beirute se confronta quase diariamente. As causas oficiais do incidente ainda não são conhecidas.

Os bombeiros evacuaram os moradores dos edifícios vizinhos.

A emissora de televisão Al Jadeed mostrou o fogo a progredir por uma rua e imagens onde se podiam ouvir os gritos dos moradores.

Nas últimas semanas, a Câmara Municipal de Beirute tem intensificado as buscas por armazéns clandestinos que podem representar um risco para áreas residenciais, disse o governador Marwan Aboud à Al Jadeed: “Temíamos que ocorresse um acidente assim”, acrescentou Aboud, afirmando que tinham “ordenado o encerramento de alguns e pediram a outros medidas de segurança para proteger a população”.

Os serviços privados de produção de electricidade através de geradores proliferam no país, sendo que alguns são acusados de construir uma verdadeira máfia, que se aproveita dos cortes de energia, fazendo com que muitos moradores os contratem.

Vários incêndios ocorreram no porto de Beirute desde a explosão catastrófica de 4 de Agosto, que causou 203 mortes, deixou 6.500 feridos e devastou áreas inteiras da capital.

A explosão ocorreu num momento em que o Líbano atravessa a sua pior crise financeira desde a Guerra Civil (1975-1990), a que se somam constantes confrontos políticos, aos quais se soma a pandemia do novo coronavírus.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.