Literatura. Leilão de peças de Pablo Neruda foi um fracasso

O leilão de um grande arquivo do poeta chileno Pablo Neruda pertencente a um colecionador espanhol não vendeu mais do que apenas um quarto dos lotes oferecidos esta quinta-feira, depois de terem surgido dúvidas sobre a autenticidade de alguns das peças a leilão.

A colecção de mais de 600 peças deveria ter sido leiloada em Março como um único lote com um preço inicial de 650.000 euros, mas foi adiada devido à pandemia e o arquivo foi dividido em 238 lotes com um valor estimado entre os 50 e os 80.000 euros.

Destes, apenas 65 foram vendidos, por um valor total que atingiu os 69.350 euros, deixando algumas das peças mais emblemáticas sem licitante, como uma série de cartas entre o vencedor do Nobel chileno e sua família, ou uma primeira edição de “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada” dedicada a Gabriel García Márquez.

O leilão, realizado na galeria Suite de Barcelona, foi ofuscado por informações veiculadas horas antes pelo jornal “El País” que lançam dúvidas sobre a colecção. Como assinalou a Fundação Pablo Neruda ao jornal, 32 dos lotes eram falsos ou duvidosos, entre eles o exemplar dedicado a García Márquez e outros, dirigidos ao ex-presidente do Chile Salvador Allende ou ao escritor guatemalteco Miguel Ángel Asturias.

Além disso, a Fundação Miguel Hernández mostrou-se apreensiva em relação a uma carta do poeta espanhol a Neruda, que foi retirada do leilão.

O dono da colecção, Santiago Vivanco, empresário vinícola espanhol, defendeu a autenticidade do arquivo e vinculou as dúvidas a uma tentativa de desvalorização das peças por duas pessoas ligadas à fundação que também são coleccionadore: “Eles estão a tentar difamar, remover compradores, levantar dúvidas e adquirir mais barato”, disse Vivanco à AFP.

De acordo com o proprietário da colecção, não havia informações sobre as dúvidas até há pouco tempo, apesar do facto de “o catálogo ter sido publicado em Fevereiro”: “Eles sabiam perfeitamente, porque alguns livros que questionam foram expostos sob os seus auspícios”.

A AFP tentou, sem sucesso, entrar em contacto com a Fundação Pablo Neruda.

O coleccionador insistiu que “tudo foi comprado como autêntico” e mostrou um e-mail da viúva de longa data de Gabriel García Márquez, Mercedes Barcha, que afirma não ter “dúvidas de que o livro é autêntico”: “Comprei tudo como autêntico e paguei como tal (…) Estou a vender por menos do que me custou”, insistiu o empresário, que há 25 anos compõe esta colecção, dada a sua grande paixão pelo poeta.

Em diversas viagens ao Chile e a outras partes do mundo, Vivanco reuniu manuscritos, objectos pessoais, fotografias, primeiras edições e também vários livros autografados pelo autor.

Entre os objectos mais bem pagos, destacam-se a troca de cartas em 1952 com o ex-primeiro-ministro chinês Zhou Enlai (12.000 euros) e uma edição limitada do poema “Toro” com litografias de Pablo Picasso (7.000 euros).

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.