Chipre reabre praia encerrada desde 1974

A praia de Varosha no Chipe foi parcialmente reaberta na quinta-feira, 46 anos depois da invasão turca e da fuga dos seus residentes greco-cipriotas, uma medida que gerou polémica antes das eleições turco-cipriotas.

Apelidada nos anos 70 como o “Saint Tropez cipriota” devido à sua água cristalina e às suas noites de festa, Varosha é um dos símbolos da divisão de Chipre.

A ilha está dividida desde a invasão do terço norte da ilha por parte do Exército turco em 1974 após um golpe de Estado que tentava fazer com que o país se tornasse uma dependência grega.

Centenas de pessoas entraram em Varosha na quinta-feira sob um grande controlo policial, perto da cidade portuária de Famagusta, enquanto soldados turcos limpavam a área, informaram jornalistas da AFP no local.

Vários visitantes, entre eles turistas estrangeiros, filmaram com os seus telemóveis todos os detalhes de uma paisagem em ruínas, alguns deles posando em frente a prédios que permanecem abandonados desde 1974.

A reabertura de Varosha, controlada pelos militares turcos, foi anunciada na terça-feira em Ancara pelo presidente Recep Tayyip Erdogan e pelo “Primeiro-Ministro” da auto-proclamada República Turca do Norte do Chipre (RTNC), Ersin Tatar.

O anúncio foi feito alguns dias antes das eleições nesta parte da ilha, cujas autoridades não são reconhecidas pela ONU.

Tatar, próximo de Ancara, apresenta-se no escrutínio contra o actual presidente da RTNC, Mustafa Akinci, favorito nas sondagens e crítico de Erdogan.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.