
Sacos de plástico, palhinhas e outros itens de plástico de uso único vão ser proibidos no Canadá a partir de 2021. A medida, que abrange outros elementos como embalagens e talheres, fazem parte de um plano ambicioso para a eliminação total dos resíduos plásticos até 2030.
O tema figura como um prioridade do programa governamental do primeiro-ministro Justin Trudeau. O ministro do Meio Ambiente, Jonathan Wilkinson, admitiu que o Canadá “está longe de lidera o mundo nesse aspecto”.
“Muitos países na Europa, incluindo o Reino Unido, já têm avançado neste caminho e certamente que temos vindo a aprender com o que fizeram”, disse.
De acordo com Ottawa, o Canadá faz uso de três milhões de toneladas de plástico por ano. O montante abrange qualquer coisa como 15 mil milhões de sacos plásticos e 57 milhões de palhinhas. E apenas 9 por cento é reciclado.
O Canadá espera chegar a 90 por cento em 2029 tendo por base as metas definidas pela União Europeia, explicou Wilkinson.
“Há muitos (objectos plásticos) que que vamos continuar a usar por apenas uma ocasião”, garantiu. “Mas é necessário que esses objectos possam ser reciclados, que possamos sustentar a economia e não destruir o ambiente”.
Leave a Reply