Bombardeamentos atingem catedral histórica de Nagorno-Karabakh

Uma importante catedral arménia em Nagorno-Karabakh foi atingida por projécteis das forças azeris nesta região separatista que é  palco de violentos combates desde há quase duas semanas. A informação foi esta quinta-feira avançada pelo governo da Arménia.

“As Forças Armadas do Azerbaijão bombardearam a igreja arménia de Khazanchetsots (de Cristo Salvador) na cidade de Shusha”, afirmou o centro de informação do governo arménio numa mensagem no Facebook.

Uma correspondente da AFP constatou importantes danos no local: um grande buraco no tecto do edifício, vitrais quebrados e bancos e vários objectos religiosos estilhaçados entre a poeira e os escombros.

“Não há militares aqui, nada estratégico, como é que alguém pode apontar contra uma igreja? É uma catedral muito importante para nós”, comentou Simeon, que mora nas proximidades do templo.

Para o arcebispo de Karabakh, Parguev Martirossian, o ataque é próprio dos métodos do grupo extremista “Estado Islâmico”: “Eles (os azeris) atacam os nossos valores espirituais”, declarou à AFP.

Localizada alguns quilómetros ao sul de Stepanakert, a capital separatista, a cidade de Shusha ficou em grande parte destruída durante uma batalha decisiva durante a guerra de Nagorno-Karabakh no início dos anos 1990.

A catedral foi reconstruída após os confrontos e tornou-se um símbolo para os arménios.

Shusha, que esteve durante muito tempo dividida entre as duas culturas – cristãos da Arménia e muçulmanos do Azerbaijão – é chamada por muitos de “Jerusalém de Nagorno-Karabakh”.

Os beligerantes arménios, cristãos e azeris, xiitas de língua turca, não parecem dispostos a baixar as armas, antes de uma primeira reunião dos mediadores internacionais do conflito, marcada para esta quinta-feira em Genebra.

Os bombardeamentos azeris prosseguiram durante toda a noite em Stepanakert, de acordo com os correspondentes da AFP, e em zonas habitadas do Azerbaijão, segundo as autoridades locais.

O balanço oficial dos combates desde 27 de Setembro é de entre 300 a 400 mortos, incluindo quase 50 civis.

Mas os números são parciais e o Azerbaijão não divulga as suas perdas militares. Os dois lados afirmam que mataram milhares de soldados inimigos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.