Morreu Eddie Van Halen, ícone incontornável do hard rock

Eddie Van Halen, co-fundador da banda Van Halen e um ícone incontornável da música rock dos anos 70 e 80, morreu na terça-feira aos 65 anos, de cancro da garganta. A informação, entretanto confirmada pela família, foi avançada pelo portal de notícias de entretenimento “TMZ”.

O guitarrista morreu no hospital Providence Saint John’s, em Santa Monica, no estado da Califórnia (EUA). Eddie Van Halen foi o guitarrista principal e a alma dos Van Halen, uma banda americana de hard rock muito popular e de longa duração que triunfou com canções como “Jump”.

“Não acredito que tenho que escrever isto, mas o meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu a sua longa e dura batalha contra o cancro esta manhã”, escreveu o filho do guitarrista, Wolf Van Halen, no Twitter. “Ele era o melhor pai que eu podia ter pedido. Cada momento que eu compartilhei com ele no palco e fora dele foi um presente. O meu coração está devastado e não acredito que jamais consiga recuperar totalmente desta perda”, acrescentou.

Eddie Van Halen e o seu irmão, o baterista Alex Van Halen, foram a espinha dorsal da icónica banda de rock que entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll em 2007.

Os Van Halen nasceram na Holanda numa família muito musical – o pai tocava instrumentos como saxofone e clarinete – e, quando eram crianças, mudaram-se para a cidade californiana de Pasadena.

Na década de 70, os irmãos Van Halen deram os primeiros passos na música com bandas como Mammoth, tendo construído uma sólida carreira no circuito de clubes do sul da Califórnia, mas o grande salto viria em 1978 já com os Van Halen.

O álbum de estreia – “Van Halen” – já tinha David Lee Roth como vocalista e Michael Anthony como baixista e ajudou a estabelecer o cânone do hard rock ou heavy rock que levou a vários hits.

Em 2015, Eddie foi escolhido como o oitavo melhor guitarrista de todos os tempos pela revista “Rolling Stone”: à sua frente estavam, por esta ordem, apenas Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jimmy Page, Keith Richards, Jeff Beck, B.B. King e Chuck Berry)

“Women and Children First” (1980), “Fair Warning” (1981), “1984” (1984) e “5150” (1986) foram outros álbuns de grande sucesso da banda.

Além de “Jump”, no qual o grupo ousou incorporar sintetizadores, o legado de Van Halen inclui músicas como “Ain’t Talkin’ Bout Love”, “Panama”, “Hot for Teacher” e “Runnin’ with The Devil”.

Eddie Van Halen, que lidou com o alcoolismo e outros vícios ao longo da sua vida, também brilhou com a sua guitarra no inesquecível hit “Beat It” (1982), de Michael Jackson.

Van Halen foi casado por mais de 20 anos com a atriz Valerie Bertinelli, de quem se separou. Teve depois como segunda esposa Janie Van Halen.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.