Taiwan deseja que Trump se restabeleça para liderar oposição a Pequim

Taiwan espera que o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, se restabelece do novo coronavírus para continuar a liderar a resistência do mundo livre aos “ultrajes” da China. O desejo foi esta segunda-feira expresso pelo presidente do Parlamento formosino.

A democrática Taiwan tem vindo a enfrentar uma pressão militar crescente da parte da República Popualr da China, que a reivindica como seu território soberano. Nas últimas semanas, a Força Aérea chinesa realizou várias missões militares, sobrevoando por várias ocasiões território taiwanês.

Falando antes das comemorações do Dia Nacional de Taiwan, que se celebra no sábado, o presidente do Parlamento, You Si-kun, disse que ficou chocado ao saber que Trump tinha contraído o novo coronavírus, desejando-lhe o melhor em nome do hemiciclo formosino.

“Quero aproveitar esta oportunidade para lhe desejar uma recuperação rápida, para que ele possa continuar a liderar o mundo livre na resistência aos ultrajes dos comunistas chineses”, disse You, sem entrar em detalhes.

Desde que Trump tomou posse, as relações entre Washington e Pequim regrediram para o seu pior momento em décadas devido a desentendimentos sobre o comércio, sobre Hong Kong, Taiwan e diversas outras questões.

O governo Trump fez da oposição à China uma plataforma política central, e tem sido particularmente incisivo nas críticas à performance chinesa no domínio dos direitos humanos, seja em Xinjiang, região do extremo oeste chinês, ou na vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong.

Embora os EUA, como a maioria dos países, não reconheçam oficialmente o governo de Taiwan, são o seu principal fornecedor de armas e os seus maiores aliados internacionais.

Tanto a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, quanto o presidente chinês, Xi Jinping, desejaram uma recuperação rápida tanto para Trump, como para a sua esposa, Melania.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.