Ilhas Salomão identificam primeiro caso positivo de Covid-19

Era uma das poucas nações que ainda não tinha registado qualquer caso de infecção pelo SARS-CoV2, mas o cenário alterou-se este sábado. As Ilhas Salomão anunciaram no fim-de-semana o primeiro caso positivo de Covid-19. O primeiro paciente é um estudante repatriado das Filipinas que tinha sido testado por várias ocasiões, sem nunca manifestar sintomas da doença.

Com a detecção do primeiro caso, as Ilhas Salomão deixam de fazer parte do exclusivo grupo de países que ainda não foram afectados pela doença. O Kiribati, as Ilhas Marshal, a Micronésia, Nauru, Palau, a Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanatu – todas nações e territórios situados no Pacífico – escaparam incólumes até ao momento a um flagelo que continua a ganhar terreno um pouco por todo o mundo: “Dói-me dizer que perdemos o nosso estatuto de nação livre de Covid-19, apesar do nosso esforço colectivo para prevenir a entrada da pandemia”, disse o primeiro-ministro, Manasseh Sogavare, numa mensagem transmitida na televisão no sábado.

O paciente – que é assintomático – submeteu-se a quarentena em Manila e tinha apresentado resultados negativo nos três testes que realizou antes de efectuar o voo de regresso ao país natal. Ao chegar às Ilhas Salomão submeteu-se a um novo teste que acabou por manifestar resultados positivos.

O isolamento geográfico dos arquipélagos do Pacífico ajudou-as a escapar à pandemia e os seus governos trabalham para evitar o contágio, uma vez que a Covid-19 poderia saturar, rapidamente, os seus frágeis sistemas de saúde.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.