Residente de Macau atacado por crocodilo em Timor-Leste

Um residente de Macau de nacionalidade portuguesa foi mordido por um crocodilo em Timor-Leste numa altura em que fazia pesca submarina com um amigo na região de Baucau, a segunda maior cidade do país. Fernando Madeira, que já se tinha cruzado com um crocodilo há oito anos, sofreu ferimentos nas costas e num braço.

“É um milagre inexplicável não ter sido mais grave e que deve servir de lição para outros e de alerta para a necessidade de que se tomem medidas para garantir a segurança das pessoas”, explicou Madeira, em declarações à agência Lusa.  “Pelo tamanho que tinha, talvez uns três metros, se ele quisesse tinha-me levado, sustenta.

A investida ocorreu no domingo a cerca de duzentos metros da costa, numa zona de recife de coral. Fernando Madeira, antigo colaborador do semanário “O Clarim”, encontrava-se com amigo a fazer pesca submarina numa zona situada a cerca de 45 minutos de barco da praia de Wataboo, a principal praia da região de Baucau.

“As águas estavam límpidas e o mar estava calmo. Tínhamos visto uma tartaruga e diz-se que nestas condições não surgem crocodilos. Falámos com pescadores da zona que dizem que também não costuma haver ali crocodilos”, explicou.

Fernando Madeira, co-fundador do projecto Da Terra, explica que a dado momento sentiu um “choque muito grande nas costas” e, quando se virou, ainda conseguiu ver o corpo do crocodilo a afastar-se: “Começámos a nadar para terra, usámos um pano para estancar o sangue e depois viajámos até Baucau onde fui logo ao hospital, tendo regressado ontem [segunda-feira] para tratamentos”, referiu.

Depois de falar com uma médica australiana em Díli foi-lhe recomendado viajar até à capital para testes, face a uma preocupação em relação a potenciais infecções. O residente de Macau encontra-se actualmente a receber tratamento no Hospital Nacional Guido Valadares.

Em Timor-Leste desde 2009, Fernando Madeira explica que foi a segunda vez que teve um encontro com um crocodilo em Timor-Leste.

Há cerca de oito anos, recordou, estava com duas outras pessoas também a fazer pesca submarina a alguns quilómetros de distância, na altura durante a noite, quando um crocodilo se aproximou e intrometeu no meio do grupo: “Ele aproximou-se, fez movimento de ataque, mas não sei porquê não concretizou. Na altura nenhum dos três ficámos feridos”, disse.

O portal Crocodile Attack, que regista casos de ataques de crocodilos em todo o mundo, tem registados seis mortos em 2018 e seis em 2019, em Timor-Leste.

Entre 2007 e 2014 houve pelo menos 123 vítimas de ataques de crocodilos no país, 59 das quais se revelaram mortais.

1 Comment

  1. Teve sorte…. eu estive 15 meses em Timor. Estacionado em Same onde estive 9 meses fiz pesca sub quase todos os fins de semana em Betano… até ao dia em que encontrei umas pegadas enormes com um rasto em zigzag pelo meio das pegadas na areia da praia… e perguntei ao Timorense que ia comigo o que era aquilo… crocodilo senhor…. passou me a pesca sub por aqueles lados…. quando fui para fazer proteção ao aeroporto de Baucau as praias daquele lado nada tinham a ver com os mangais do outro lado…. está tinham aspecto de praias msm … mais seguras….mas tubarão era ao monte… os peixes metem respeito… e até um manatim eu vi que ia morrendo de susto… para ñ dizer que me apaguei por duas vezes. Deixei de fazer pesca sub em Timor até me vir embora…. aquilo é o paraíso…mas cheio de monstros hehehe. Por várias vezes que saímos par a procurar vítimas de ataques de crocodilo….o que é ridículo pois o crocodilo leva as vítimas sem qualquer hipótese.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.