Air Macau espera que passageiros dupliquem em Outubro

A Air Macau, companhia aérea de bandeira do território, espera poder vir a transportar em Outubro o dobro dos passageiros que transportou em Setembro e que tem transportado nos últimos meses. Apesar do salto quantitativo, o volume de passageiros que a transportadora aérea espera para o mês que vem, está ainda longe da cifra habitual em anos anteriores.

Depois de as autoridades de Macau terem detectado, no final de Janeiro, o primeiro caso de Covid-19 na RAEM, a companhia aérea registou uma quebra de 91 por cento no número de voos e uma diminuição de 98 por cento no volume de passageiros transportados.

O panorama deverá, no entanto, melhor a partir do próximo mês, depois das autoridades do continente terem autorizado, a 23 de Setembro, a emissão de vistos de turismo – tanto individuais, como de grupo – em todo o território chinês.

A emissão de vistos tinha sido suspensa em Janeiro, logo no início da pandemia. A decisão de voltar a permitir que os cidadãos chineses se voltem a deslocar a título de lazer coincide com a chamada semana dourada do Dia Nacional da República Popular da China,  uma época em que os turistas chineses viajam muito.

A Air Macau espera que o volume de passageiros duplique, mas o número deverá rondar apenas os 10.000, um valor muito reduzido quando comparado com os cerca de 305 mil passageiros que a Air Macau transportou por mês em 2019. O território, recorde-se, recebeu nesse mesmo ano, quase 40 milhões de visitantes.

Na quinta-feira, na habitual conferência de imprensa do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus, as autoridades locais não arriscaram qualquer previsão relativa ao número de visitantes do Continente que poderão assomar ao território ao longo dos próximos dias. O Governo assegurou, ainda assim, que as autoridades reforçaram o pessoal nas fronteiras a título de prevenção face a um eventual aumento de turistas.

À agência Lusa, a Air Macau disse que espera também um aumento de 168 por cento no número de voos que vai operar, em relação ao mês anteriores.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.