Taxa de desemprego fixou-se em 2,8 por cento em Agosto

A taxa de desemprego no território subiu em Agosto para 2,8 por cenot, uma subida de 0,1 pontos percentuais em relação a Julho, indicou esta sexta-feira a Direcção dos Serviços de Estatísticas e Censos.

Já a taxa de desemprego dos residentes em Agosto foi de 4 por cento, explicou a DSEC em comunicado. A população desempregada até ao final do mês passado totalizou 11.500 pessoas, mais 400 em relação ao mês anterior.

A população activa era, no final de Agosto, composta por 404.000 pessoas. A população empregada fixou-se em 392.500 pessoas, menos 2.900 em comparação com o mês anterior.

Na mesma nota, as autoridades indicaram que “em termos de ramos de actividade económica, verificou-se que os números de empregados das lotarias, outros jogos de aposta e actividade de promoção de jogos, bem como dos hotéis e similares decresceram, porém, o número de empregados dos restaurantes e similares aumentou”.

Por essa razão, a maioria dos desempregados à procura de emprego trabalhava anteriormente nas lotarias, outros jogos de aposta e actividade de promoção de jogos, comércio a retalho e construção.

De acordo com dados oficiais esta sexta-feira divulgados pela Direção dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL), Macau perdeu mais de 13.500 trabalhadores não-residentes, em 2020, devido ao impacto económico da pandemia no território. Ainda assim, como estes números não contam para a taxa de desemprego porque os titulares deste visto têm de abandonar o território.

No final de Agosto, o número de trabalhadores não-residentes era de 182.711, menos 13.827 em relação a 31 de Dezembro de 2019.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.