Covid-19. Londres vai testar vacinas em voluntários deliberadamente infectados

O Reino Unido vai realizar ensaios com voluntários saudáveis que serão deliberadamente infectados com o vírus da doença da COVID-19 para descobrir a eficácia das vacinas que se encontram a ser testadas, revela o Financial Times (FT).

Estes estudos, financiados pelo Governo britânico, terão início em Janeiro numa instalação segura no leste de Londres, onde os voluntários permanecerão em quarentena, segundo conseguiu saber o jornal económico junto de fontes familiarizadas com o projecto.

Os investigadores responsáveis por estes ensaios sublinharam que estes terão um papel vital na aprendizagem sobre quais são as melhores vacinas da COVID-19 em desenvolvimento.

Segundo o estudo, um voluntário será inoculado com uma vacina e, um mês depois, receberá uma dose do SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença da COVID-19, mas sob supervisão médica rigorosa.

Estima-se que 2.000 pessoas já se tenham inscrito para participar nestes testes no Reino Unido. O FT recorda que estes tipos de ensaios não são novos, uma vez que em 1796 o médico Edward Jenner, chamado “o pai da imunologia”, inoculou um rapaz de 8 anos com a vacina contra a varíola, que ele próprio tinha desenvolvido, e que nos últimos anos estes ensaios foram utilizados para desenvolver vacinas e tratamentos contra a cólera ou malária.

Dominic Wilkinson, professor de ética médica na Universidade de Oxford, disse que quando o mundo enfrenta “uma ameaça global sem precedentes como a COVID-19, é um imperativo ético conduzir estes estudos controlados para ajudar a desenvolver uma vacina e depois identificar a melhor”.

Os ensaios, contudo, terão primeiro de ser aprovados pela agência reguladora dos medicamentos do Reino Unido, conhecida com as siglas MHRA.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.