Filipinas. Duterte prolonga estado de calamidade por um ano

O Governo filipino anunciou esta terça-feira o prolongamento, pelo prazo de um ano, do estado de calamidade no arquipélago por causa da pandemia de Covid-19.

O prolongamento do Estado de calamidade permite que as autoridades de Manila acedam de forma mais rápida a fundos de emergência, ao mesmo tempo que agiliza o recurso ao Exército e às forças de segurança com o propósito eventual de manter a ordem.

As Filipinas estão desde Março em estado de calamidade. O regime foi decretado quando o número de infecções confirmadas pelo novo coronavírus se aproximava das duas centenas e o arquipélago registava cerca de uma dúzia de mortes.

No início da semana, o arquipélago contabilizava mais de 290 mil casos confirmados, o registo mais elevado no Sudeste Asiático. A doença matou cerca de cinco mil pessoas no país.

O prolongamento do estado de calamidade vai vigorar até Setembro de 2021, de acordo com o decreto esta terça-feira pelo presidente Rodrigo Duterte. As restrições actualmente em vigor, tais como o distanciamento social, permanecem inalteradas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.