Presidente da Guatemala testa positivo para a Covid-19

O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou a sexta-feira ( que contraiu covid-19 e que tomou a decisão de se isolar e de trabalhar por videoconferência.

Giammattei, de 64 anos, deu positivo na noite de quinta-feira para um teste de detecção do coronavírus. A doença já infectou 84.344 pessoas e deixou 3.076 mortos desde Março no país, segundo disse o chefe de Estado por telefone à Rádio Sonora.

“É o sexto teste de coronavírus que faço ao longo desta pandemia e o resultado foi positivo”, declarou o governante, um médico de formação que sofre de esclerose múltipla há mais de 40 anos e que, por isso, se locomove com a ajuda de muletas.

“Estamos, bendito seja Deus, muito bem”, acrescentou o presidente, ao confirmar que vai continuar a trabalhar à distância.

Giammattei anunciou que nas próximas horas vai informar a população sobre os sintomas que apresenta e o processo que se seguirá. A Guatemala, um país com cerca de 17 milhões de habitantes, registou o primeiro caso de covid-19 a 13 de Março, o que levou Giammattei a fechar as fronteiras, restringir a mobilidade e ordenar confinamentos obrigatórios parciais.

O país abriu todas as suas fronteiras na sexta-feira, mas para entrar as pessoas devem apresentar um teste de despistagem negativo de covid-19, excepto os guatemaltecos nas travessias terrestres.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.