Covid-19. OMS alerta para situação “muito séria” na Europa

O director regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, alertou esta quinta-feira para uma “situação muito séria” no continente europeu no que à Covid-19 diz respeito, com um aumento semanal de casos de coronavírus superior ao registado no primeiro pico, em Março.

Numa conferência de imprensa para avaliar os últimos dados relativos à evolução da pandemia no continente, Kluge lembrou que os casos registados na região na semana passada passaram dos 300.000 mil.

A Organização Mundial de Saúde apelou à “coerência regional” face aos “alarmantes indícios de contágio” do coronavírus na Europa e uma acção coordenada para a qual consideram que ainda há margem.

Nas últimas duas semanas, mais de metade dos países europeus registou um aumento de casos superior a 10 por cento e em sete deles o número de casos diagnosticados chegou a duplicar.

“Na primavera e no início do verão pudemos observar o impacto das estritas medidas de restrição e vimos os nossos esforços e os nossos sacrifícios a prosperar” ao ponto de atingir os números mais baixos da pandemia em junho, disse.

Nesse sentido -acrescentou- os números de Setembro devem servir de “alerta”.

Mesmo com os números a mostrar uma quantidade maior de testes ou análises, as estatísticas mostram “taxas alarmantes de transmissão em toda a região”, afirmou.

A Europa registou desde o início da pandemia 4.893.614 casos e 226.524 mortes por COVID-19.

Além dos números, “o impacto na saúde mental, nas economias, nas vidas e na sociedade tem sido monumental”, acrescentou.

Por isso, Kluge apelou à “coerência regional” e ao “esforço colectivo” dos 53 estados membros da OMS na Europa e lembrou que “as respostas têm sido muito eficazes quando as acções são imediatas e decisivas”: “No entanto, o vírus foi implacável quando prevaleceu a informalidade e a desinformação”, alertou.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.